ELOGIO OU RECLAMAÇÃO

Em caso de litígio, qualquer consumidor residente em Portugal e na União Europeia pode exercer o seu direito de reclamação junto de uma entidade oficial, terceira e imparcial. Neste contexto, o Girapha disponibiliza toda a informação para que possa exercer o seu direito de reclamação.
Se por algum motivo estiver insatisfeito com a compra efetuada na nossa loja online, pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios (RAL) para consumo, conforme indicado na lista abaixo:

  • Centro de Arbitragem de Litígios de Consumo de Lisboa
  • Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Porto
  • CIAB – Centro de Informação, Mediação e Arbitragem do Consumidor (Tribunal Arbitral do Consumidor)
  • CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo
  • Comissão Europeia

Poderá ainda formalizar as suas reclamações e reclamações, relativas a compras efetuadas na nossa loja online, contactando a Girapha através do email admin@girapha.pt ou da linha de apoio +351 918 220 088, disponível das 9h00 às 18h00, nos dias úteis.

Para consultar mais informações sobre estes processos, sugerimos ainda a consulta do site da Direção-Geral do Consumidor: www.consumidor.pt.

O que é resolução alternativa de conflitos de consumo?
Trata-se de um mecanismo que permite a todos os consumidores recorrer a entidades oficiais que possam auxiliar na resolução de qualquer conflito com uma entidade comercial, sem que seja necessário instaurar um processo contencioso nos Tribunais.

Qual é o papel dessas entidades na resolução de conflitos?
Estas entidades atuam como intermediários entre o consumidor e o comerciante que é o objeto da reclamação. O intermediário pode impor uma solução a ambas as partes, ou procurar aproximá-las para que uma solução seja alcançada. A resolução alternativa de litígios é, em regra, menos dispendiosa, menos formal e mais rápida do que a via judicial.